Grupos de estudos

Grupo de Estudos em Direitos Humanos

Oportunidade para realização de pesquisa na área de Direito Constitucional e de Direitos Humanos, congregando alunos e professores em torno da produção científica acadêmica;

Professores: Samuel Chapper e Marcelo Oliveira de Moura


Grupo de Estudos em Direito Empresarial

Oportunidade para a realização de pesquisa na área empresarial, congregando professores e alunos em torno da produção científica acadêmica.

Professor: Marcelo Gameiro


Grupo de Estudos em Processo Penal

O grupo se propõe a aprofundar as temáticas do Direito Processual Penal.

Professor: José Olavo Bueno dos Passos


Grupo Interdisciplinar de Trabalhos e Estudos em Direito Civil (GITEC)

Professores: Ana Regina Martins e Márcia Robalo Mafra.

Alunos: Otávio Amaral, Bruno Jansen da Roza, Aline Marques, Renata Selvero, Brisa Rodrigues, Vanessa Souza da Silva, Gabriel Schiller e Anderson Gonçalves Garcia.


Grupo Permanente de Estudos em Políticas Migratórias e Direitos Humanos

O grupo propõe-se a servir como espaço para debate, reflexão e produção em torno das questões que envolvem a garantia das conquistas históricas da humanidade – Direitos Humanos, sob o enfoque da questão migratória e das políticas adotadas pelos países receptores, especialmente o Brasil. As atividades contemplam encontros semanais através do quais são realizados estudos com a participação dos docentes envolvidos no projeto e membros do corpo discente. Além disso, são organizados eventos e produzidos trabalhos científicos para contribuir com o debate nacional acerca da concretização dos direitos dos migrantes no Brasil.

É possível se constatar que as migrações internacionais constituem no século XXI um dos principais obstáculos para efetivação dos Direitos Humanos, indicando a necessária preocupação pertinente à forma com a qual os países receptores garantem esses direitos dentro de seus territórios. O Brasil especialmente nos últimos anos tem figurado no cenário internacional como pais de imigração (destino de fluxo migratório contínuo), o que gera a necessidade de um amplo debate sobre uma nova politica migratória que contemple o respeito aos Direitos Humanos dos migrantes.

Professores: Ana Paula Dittgen e Anelize Correa