Trabalho de Conclusão de Curso

Coordenadora
Profª. Ana Regina Costa Martins

Documentos:

O aluno matriculado no Trabalho de Curso terá, durante o nono semestre, dez sessões de orientação de conteúdo. As sessões de orientação serão individuais e com uma hora-aula de duração, de acordo com calendário firmado entre professor e aluno. Tais sessões, prestadas por professor-orientador, escolhido pelo aluno, versarão sobre o tema da monografia, privilegiando a área de conhecimento do professor, sua formação acadêmica e sua atividade profissional e, ainda, dependerá de sua aceitação e disponibilidade.

Durante o período em que se concentram as orientações de conteúdo, o professor-orientador consignará em formulário próprio, a saber: Ficha de Registro das Sessões de Orientação, todo o andamento das orientações, bem como, a freqüência do aluno-orientando.

Ao final do período de orientação o aluno entregará cópias da monografia jurídica (escritas e em CD) à Coordenação do TC, segundo os requisitos materiais, formais e, ainda, metodológicos exigidos pelo Regulamento e, então, será submetido a uma banca examinadora constituída de dois professores que farão a avaliação do trabalho.

O curso estimula o corpo discente à formação em metodologia do trabalho científico, especialmente voltada à elaboração da monografia jurídica por meio de disciplina obrigatória.

O aluno tem acesso à bibliografia atualizada que congrega o acervo da biblioteca central, bem como da biblioteca setorial do direito, nas quais a universidade mantém política de aquisição constante de bibliografia específica para o trabalho de conclusão de curso, além do Portal Minha Biblioteca e dos periódicos e do acervo jurisprudencial da RT ONline.

O curso conta com laboratórios de informática, situados no Campus I.

Referências Bibliográficas

Acervo Físico:

• ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico. 18.ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2016.
  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed.São Paulo: Atlas, 2010.
  • SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • SAMPIERI, Roberto Hernández ; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia da pesquisa.5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.
  • LEITE, Eduardo de Oliveira. Monografia Jurídica. Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, 2011.
  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.
  • MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no Direito. 3. ed. São Paulo: Saraiva.

Acervo Digital (Minha Biblioteca):