Vestibular

Alunos e egressos vinculados ao Grupo de Estudos em Políticas Migratórias e Direitos Humanos (Gemigra) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram do II Seminário de Pesquisa sobre a Migração: Fortalecendo Redes de Apoio e o II Encontro Sulbrasileiro dos Estudantes Imigrantes no Ensino Superior, localizado na cidade de Chapecó, Santa Catarina. O encontro aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro de maneira presencial.

A UCPel, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), levou alunos a Chapecó para apresentação de trabalhos com foco em diferentes pontos da imigração. Dentre os temas, por exemplo, crianças migrantes e refugiadas no Brasil; a participação do Brasil nos tratados internacionais de migrações; o acesso ao direito à moradia de imigrantes e refugiados no Brasil; política migratória brasileira e a transição dos governos Bolsonaro e Lula e etc.

Segundo a coordenadora do Gemigra, professora Ana Paula Dittgen, além das produções dos conhecimentos científicos obtidos pelas pesquisas, os alunos vivenciam as demandas destes grupos para ajudá-los. “A troca de experiência e conhecimento desenvolvem habilidades importantes para uma formação integral e de qualidade dos discentes”, completa.

Para a acadêmica do curso de Direito, Laís Santos, que apresentou o trabalho “A Situação Laboral dos Imigrantes e a Indústria Fast Fashion”, a participação no evento contribuiu para a sua formação por proporcionar o contato com diversas temáticas relevantes e profissionais da área.

Também apresentaram trabalhos os aluno Laís Perelló, Miguel Brum, João Pedro Gomes Mendes, Silvane Brum, Thaikene da Rosa Nobre e Vicente Bierhals. O evento foi iniciativa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em conjunto com a Unochapecó, o IFSC Campus Chapecó, o Gairosc e a Pastoral do Migrante.

Redação: Lucia Ippolito