Coordenadora
Profª. Ana Regina Costa Martins

Documentos:

O aluno matriculado no Trabalho de Curso terá, durante o nono semestre, dez sessões de orientação de conteúdo. As sessões de orientação serão individuais e com uma hora-aula de duração, de acordo com calendário firmado entre professor e aluno. Tais sessões, prestadas por professor-orientador, escolhido pelo aluno, versarão sobre o tema da monografia, privilegiando a área de conhecimento do professor, sua formação acadêmica e sua atividade profissional e, ainda, dependerá de sua aceitação e disponibilidade.

Durante o período em que se concentram as orientações de conteúdo, o professor-orientador consignará em formulário próprio, a saber: Ficha de Registro das Sessões de Orientação, todo o andamento das orientações, bem como, a freqüência do aluno-orientando.

Ao final do período de orientação o aluno entregará cópias da monografia jurídica (escritas e em CD) à Coordenação do TC, segundo os requisitos materiais, formais e, ainda, metodológicos exigidos pelo Regulamento e, então, será submetido a uma banca examinadora constituída de dois professores que farão a avaliação do trabalho.

O curso estimula o corpo discente à formação em metodologia do trabalho científico, especialmente voltada à elaboração da monografia jurídica por meio de disciplina obrigatória.

O aluno tem acesso à bibliografia atualizada que congrega o acervo da biblioteca central, bem como da biblioteca setorial do direito, nas quais a universidade mantém política de aquisição constante de bibliografia específica para o trabalho de conclusão de curso, além do Portal Minha Biblioteca e dos periódicos e do acervo jurisprudencial da RT ONline.

O curso conta com laboratórios de informática, situados no Campus I.

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DA MONOGRAFIA JURÍDICA 2021/1

Para todos os alunos matriculados na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, inclusive aqueles que por quaisquer razões (desistência, reprovação, ingresso tardio) deixaram de entregar o Projeto e o Termo de Compromisso de Orientação, observamos que deve o calendário abaixo ser cumprido integralmente, mesmo que, em outro semestre já tenham sido entregues.

Para alunos dos 9º e 10º semestres, em atividades na disciplina de Trabalho de Curso, ressaltando que as datas abaixo são improrrogáveis, devendo ainda os alunos atentarem que as assinaturas dos respectivos orientadores devem ser buscadas em tempo hábil ao cumprimento das referidas datas.

MARÇO

14/03/2021 – Entrega do Termo de Compromisso de Orientação (acompanhado do Projeto de TC) em formulário próprio, assinado por Orientador e Orientando e Entrega do título e sumário provisórios dos Trabalhos de Curso, a ser inserido neste link (https://forms.gle/hCEjYQ29X1YMkfzb9 ) em formulário próprio, assinado por Orientador e Orientando(formulário no SAPU) e também na página do Direito, onde estão todos os documentos necessários ao desenvolvimento do TCC (https://direito.ucpel.edu.br/aluno/trabalho-de-conclusao-de-curso/)

JUNHO

18/06/21- entrega dos Trabalhos de Curso (cópia em PDF) pelos alunos, cujas instruções de entrega, serão repassadas oportunamente.

Termo de Desistência

Para aqueles que não forem fazer a entrega e Defesa do TCC, deve ser preenchido e assinado o Termo de desistência, assinado por Orientador e Orientando (sem formulário padrão), os quais poderão ser entregues a qualquer tempo, com envio para o e-mail da coordenadora do TC (ana.martins@ucpel.edu.br). Ficam desde já advertidos os alunos que pretendam desistir, que a referida desistência não implica em alteração na matrícula do acadêmico e que enseja reprovação no TCC, exigindo matrícula no semestre subsequente, com o respectivo ônus financeiro, bem como impõe a observância do novo calendário que se estabelecer, com cumprimento novamente de todas as fases que o compõe.

Aos professores orientadores

18/06/21- entrega dos Pareceres, pelos professores-orientadores;

Edital e Arguições

24/06/2021 – publicação de Edital, pelo Coordenador do TC, designando a composição das bancas examinadoras e o calendário de apresentação e defesa dos Trabalhos de Curso;

29/06/2021 à 02/07/2021- realização das argüições e defesas dos Trabalhos de Curso, perante as bancas examinadoras.

Referências Bibliográficas

Acervo Físico:

  • ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico. 18.ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2016.
  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed.São Paulo: Atlas, 2010.
  • SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • SAMPIERI, Roberto Hernández ; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia da pesquisa.5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.
  • LEITE, Eduardo de Oliveira. Monografia Jurídica. Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, 2011.
  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.
  • MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no Direito. 3. ed. São Paulo: Saraiva.

Acervo Digital (Minha Biblioteca):