O curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove nova live nesta quinta-feira (04), às 18h, sobre direito à saúde em tempos de pandemia. A atividade será coordenada pela professora Ana Paula Dittgen da Silva e contará com a participação da procuradora do município de Pelotas, Cristiane Grequi Cardoso. A transmissão ocorrerá via canal da UCPel no Youtube.  

Serão temas da conversa diversos aspectos que envolvem o direito à saúde no período da pandemia do coronavírus, como o acesso a esse direito, judicialização dos pedidos de medicamentos e de tratamento, por exemplo. “Vamos falar também sobre como as pessoas podem pedir para evitar determinados tipos de tratamentos com relação a Covid-19, como a cloroquina e a hidroxicloroquina”, explica Ana Paula. 

Ainda haverá espaço para tratar das licitações públicas para a compra de materiais e de equipamentos da área da saúde no atual momento de exceção. Da mesma forma entrará em pauta a questão da judicialização, como está funcionando, se os processos estão tramitando de forma rápida, se a efetivação das decisões está acontecendo de fato e como anda o acesso a medicamentos na farmácia popular. 

“Os alunos já preparam uma série de perguntas à procuradora sobre questões urgentes relacionadas ao direito à saúde nesse momento de pandemia”, completa Ana Paula. A atividade integra o projeto Direito em Casa: Justiça em Tempos de Isolamento. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *