pós-graduação

Na quarta-feira (13), às 19h15, ocorre a aula inaugural do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) com o palestrante Dr. Miguel Antônio Silveira Ramos. A palestra promoverá discussões sobre o uso da Inteligência Artificial para alunos do curso. O evento acontece no Auditório D. Antonio Zattera, localizado na Rua 3 de Maio, 373.

Com foco no tema “Nós e os Robôs-Juízes: Os Efeitos do Uso de IA no Judiciário”, o palestrante Dr. Miguel Antônio Silveira Ramos, discute sobre a utilidade, benefícios e malefícios do uso da Inteligência Artificial nos Tribunais de Justiça e seus impactos.

O evento convida todos os alunos do curso de Direito para a participação, que gerará horas para fins de certificação em atividades complementares específicas.

O auditório fica localizado na localizado na Rua 3 de Maio, 373.

Currículo resumido do palestrante

Miguel Antônio Silveira Ramos, Advogado, Professor de Direito Civil na Universidade Federal do Rio Grande, Doutor em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires (2003), Mestre em Direito e Justiça Social pela FURG (2016), Doutor em Políticas Sociais e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas, Conselheiro Seccional da OAB nos triênios 2010/2012 e 2013/2016, Desembargador Eleitoral Substituto do Tribunal Regional Eleitoral nos Biênios 2017/2019 e 2020/2022, Representante do Conselho Federal da OAB nos Comitês Gestores do Processo Judicial Eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, 2012 a 2017, do Conselho da Justiça Federal, 2014 a 2017. Participou dos comitês gestores do processo eletrônico, como representante do Conselho Seccional da OAB/RS no TJRS, no TRF4, no TRT4, no TJMRS, no TRE/RS. Autor do Livro Direito das Sucessões, 2a Edição 2024.

Redação: Lucia Ippolito