Através do CEJUSC e da Assistência Judiciária, a população recebe orientação judiciária e serviços para conciliação e mediação. O atendimento é realizado pelos alunos do Curso, assessorados por seus professores orientadores.

Serviço de Assistência Judiciária (SAJ)

No Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da UCPel a população recebe atendimento como em um grande escritório de advocacia. Voltado para o público com renda familiar inferior a dois salários mínimos, fornece orientação judiciária através dos acadêmicos do curso, assessorados por professores orientadores.

Os atendimentos são realizados diariamente, na área cível, trabalhista, previdenciária e penal. As atividades desenvolvidas aliam o conhecimento teórico ao exercício prático das atividades do advogado.

O SAJ também está integrado aos demais cursos da Universidade. Em parceria com o Serviço Social, a população recebe assistência, enquanto o aluno trabalha de forma interdisciplinar as questões relacionadas ao Direito. Além disso, o SAJ participa de projetos em parceria com a Prefeitura Municipal, Justiça Estadual, Ministério Público e Defensoria Pública. Congrega o Núcleo de Assessoria Popular – NAP – projeto de extensão através do qual são atendidas as demandas coletivas da população carente do município.

Os horários e dias de atendimentos possibilitam à população desfrutar dos serviços inclusive aos sábados pela manhã, além de permitir a atuação dos alunos que trabalham durante os dias úteis.

SERVIÇO
Horário de Atendimento: de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.
Sábados das 8h às 12h.
Telefone: (53) 2128-8071/2128-8076
Endereço: Prédio Santa Margarida – Rua Anchieta, 1274.

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)

A disponibilização do serviço à população é uma parceria entre a UCPel e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Por meio do posto do CEJUSC, a comunidade em geral tem, agora, acesso a serviços para conciliação e mediação.

Serviços oferecidos:

  • Conciliação;
  • Mediação;
  • Justiça restaurativa para solucionar desavenças de natureza cível, familiar, de vizinhança, de consumo, dentre outras.

O Posto do CEJUSC na UCPel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Prédio Santa Margarida (rua Padre Anchieta, 1.274).

Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)
Rua Padre Anchieta, 1.274
Fone: 2128.8299