pós-graduação

O Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais – Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (Gitep/UCPel) promove, no dia 7 de novembro, uma mesa redonda internacional com o tema “O contraditório, o juiz e o processo no Sistema de Justiça Criminal“. A atividade, marcada para as 13h, será transmitida no canal do Gitep no YouTube.

A mesa será formada pelo doutor Pasquale Bronzo, professor de Direito Processual Penal na Universidade La Sapienza, de Roma, na Itália, e pelos doutorandos Bruno Cunha Souza e Emanuele Toma, da mesma instituição. A mediação do encontro será dos professores da UCPel, Aknaton Toczek Souza e Felipe Lazzari da Silveira.

Para o professor Aknaton, docente do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, as atividades promovidas pelo Grupo Interdisciplinar oportunizam aos alunos uma visão mais ampla sobre as questões jurídicas, científicas e sobre fenômenos sociais. “No caso desta mesa redonda, ela foi pensada especificamente sobre o processo penal brasileiro e o italiano, com uma análise comparada, justamente porque o processo penal brasileiro é inspirado no processo penal italiano. Será um momento de aumentar nossas conexões, nossos vínculos com outras universidades – nesse caso com a La Sapienza, de Roma, que tem bastante prestígio”, aponta.

O docente destaca, ainda, que a mesa é uma possibilidade para os acadêmicos desenvolverem um olhar mais crítico sobre os fenômenos jurídicos. “Possibilita compreender não apenas as nossas características, nossas singularidades no tratar e no analisar, como é feito o fenômeno jurídico brasileiro, mas também perceber como nossas realidades, em certa medida, se atravessam e estão conectadas com outros fenômenos de cunho mais global”, pontua.

As inscrições e o registro de presença serão realizados na hora da atividade.

Redação: Leandro Lopes