pós-graduação

A violência contra as mulheres é um problema alarmante constatado em todos os 22 municípios da região sul do Estado. Os dados de práticas que envolvem a violência de gênero nos últimos três semestres foram analisados e apresentados pelo Observatório Nosostras e o Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais e Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel), em agosto deste ano. 

Nesta quarta-feira, (29), desdobramentos deste boletim bem como as indicações feitas aos setores públicos pelos grupos serão tema de debate no I Seminário do Observatório Nosotras de Prevenção e Combate à Violência contra Mulheres e Meninas e no II Seminário Regional de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul. 

O evento acontece a partir das 13h no auditório Dom Antônio Zattera, no Campus I da UCPel. A atividade faz parte da programação do IV Simpósio de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Durante o seminário uma mesa redonda com docentes e pesquisadoras será realizada. Intitulada “Violência Contra Mulheres e Meninas na Região Sul do Rio Grande do Sul e Fronteiriças”, a mesa abordará fatos, práticas e desafios para o enfrentamento da questão.

Participam da discussão a docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, Christiane Russomano Freire; a docente da Universidad de la Republica do Uruguai (UDELAR), Yandira Alvarez; a escritora, pesquisadora Winnie Bueno e a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) e da União Brasileira de Mulheres (UBM-RS), Fabiane Dutra. 

Também presente no evento estará a reitora da UFPel, Isabel Andrade. A atividade contará com uma tribuna livre, da qual poderão participar os Conselhos Municipais, representantes da sociedade civil, militantes sociais e público em geral. 

A programação tem continuidade às 18h com uma palestra ministrada pela diretora nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política no Ministério das Mulheres, Carla Ramos. O colóquio abordará a luta das mulheres pela democracia no Brasil. 

Redação: Caroline Albaini