pós-graduação

As Ligas Acadêmicas de Medicina, em conjunto com alunos participantes do projeto Direito na Rua, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizaram nesta quarta-feira (8) a entrega da segunda leva de doações aos abrigos de desalojados em Pelotas. A contribuição será utilizada por pontos de acolhimento na Colônia Z3, Escola Edmar Fetter, Santa Terezinha, antigo ginásio da AABB, Sociedade Libanesa de Pelotas e Igreja Batista, além do abrigo de animais na Boca do Lobo. Os donativos incluem peças de roupas, sapatos, materiais de higiene, brinquedos, água potável, roupas de cama e ração para cães e gatos. Segundo a coordenadora do curso de Direito da universidade, Ana Cláudia Lucas, as maiores necessidades atualmente são roupas de cama – principalmente lençois – e toalhas. 

As doações podem ser entregues no Campus I da UCPel e no Hospital Universitário São Francisco de Paula, das 8h às 22h. Ana Cláudia destaca o trabalho de triagem feito pelos estudantes para facilitar a entrega das doações nos pontos de coleta.  “Os alunos, tanto do projeto Direito na Rua quanto das Ligas Acadêmicas de Medicina estão de plantão, fazendo escalas para receber as doações e a separação daquilo que é doado, para que todos os dias de manhã, como foi hoje, a gente possa fazer a distribuição para os abrigos”, relata. 

Para a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e aluna da Medicina da UCPel, Lorena Guedes, é muito importante a união entre os estudantes da instituição neste momento adverso. “A gente está tendo uma força muito grande dos alunos de Medicina que se dispuseram, já que as aulas foram suspensas. Como a grande demanda está vindo diretamente da Medicina para nós, porque um dos nossos professores é o coordenador dos abrigos da Prefeitura, começamos a distribuir essas doações que estamos recolhendo diretamente para os locais que eles estão precisando. E hoje ainda tivemos essa força dos alunos do Direito que nos ajudaram a entregar essas doações”, comenta.  

Redação: Pedro Vargas